Acessórios

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


Relacionamento com o Cliente: Moda ou Necessidade?

Hoje em dia conseguimos ver muitas empresas trabalhando o Marketing de Relacionamento. Algumas trabalham porque realmente veem a necessidade de criar relacionamento com os clientes, afim de conquista-los e fideliza-los. Outras começaram a praticar somente porque está na moda.
Então, logo surgem em nossas cabeças várias perguntas, como: O que fazer? Como fazer? Por que fazer? Pra quem fazer?
Perguntas essas muitas vezes difíceis de serem respondidas.
Então vamos lá, o que realmente é Relacionamento com o Cliente?
Eu poderia pegar vários livros do Kotler e colocar aqui seus conceitos, que são sem duvida nenhuma os melhores. Mas, pensei em fazer algo diferente, algo que realmente seja vivido no dia-a-dia por nós todos.
Relacionamento com Cliente, nada mais é do que você se aproximar dele, de acordo com suas preferências, com seus costumes, com seu perfil. É criar confiança no cliente, fazendo com que ele sempre volte para lhe ver, fazendo com que ele volte para ser atendido por você. Dar a resposta certa, na hora certa, talvez seja mais fácil de definir o tipo de atenção que deve ser dado para o cliente. Conhecer o perfil do seu cliente é essencial, pois o cliente hoje não compra apenas um produto, mas sim um ótimo atendimento, ele precisa se sentir valorizado, importante.  Quando isso acontece, dar-se inicio ao processo de criação de um relacionamento com o propósito de reter esse cliente.
Dizem que é muito mais difícil fidelizar clientes, do que conquistar novos clientes.
Acredito que isso tenha seu fundamento. Pois, o cliente acaba sendo mais seletivo, e acaba se acostumando a ser tratado de um jeito especial, e quando esse jeito muda, ele acha que a prestação de serviços já piorou, e o atendimento ficou uma porcaria.
Mudar isso só através de estratégias muito bem planejadas.
Por isso, podemos dizer que se trata de necessidade para as empresas que querem acompanhar o mercado e crescer com isso. Mas, também podemos dizer que é uma “moda” que pode proporcionar muito lucro para a empresa, desde que faça bem feito.

Moda ou Necessidade, criar relacionamentos é sempre muito bom para a vida pessoal, quanto para a profissional.


Ariana da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações

Seguidores